O São Paulo Garden Club (SPGC), fundado em 1939 por inglesas, foi convidado pela Cultura Inglesa para sediar suas exposições anuais de plantas e arranjos florais, conhecidas como Flower Show, no CBB. Desde então, há 24 anos, o Centro Brasileiro Britânico se enche de plantas vistosas e arranjos coloridos, alegrando ainda mais suas instalações, geralmente no mês de setembro.
Em 2012, o Clube Paulista de Jardinagem (CPJ) foi convidado pelo São Paulo Garden Club a participar dessa exposição e ficou encantado. Fundado em 1972 por alunas da Escola de Jardinagem e Paisagismo Manequinho Lopes, com o apoio do professor Vitor del Mazo, o CPJ percebeu que juntos poderiam somar esforços.
Ambos os clubes têm como objetivo prover conhecimento sobre meio ambiente, especialmente plantas e arranjos florais, principalmente através da troca de experiências entre as sócias. Elas também participam de aulas, palestras e visitas a produtores, colecionadores e propriedades rurais.
Este ano, o Flower Show tem como tema “Maravilhas da Natureza”. Este tema serve apenas de inspiração para os arranjos ou designs florais e não precisam ser levados ao pé da letra. Por exemplo, teremos temas instigantes como “Pôr do Sol em Fernando de Noronha”.
Toda exposição é regida por um programa elaborado pelas sócias, que serve como lei da exposição. As exposições têm três divisões: horticultura, design e artes botânicas.
Na horticultura, as sócias exibem suas plantas impecavelmente preparadas e cuidadas ao longo do ano. Elas precisam estar com as plantas há pelo menos 90 dias, variando conforme a modalidade.
Na divisão de design, cada classe tem um tema e uma proposta para um tipo de arranjo ou design, como arranjos criativos, tradicionais, maciços, etc. Existe um formulário com critérios para julgar os designs, incluindo o tipo de arranjo pedido.
A terceira divisão é de artes botânicas, onde as sócias podem mostrar suas habilidades manuais. Este ano, o tema da divisão é sementes amazônicas.
O Flower Show acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro/24.
No sábado, às 11h, haverá um coquetel de abertura para convidados.
A visitação será com entrada franca nos seguintes horários:
•Sábado, das 12h às 20h
•Domingo, das 10h às 17h
O restaurante The Master’s Corner estará aberto para almoço e para o tradicional British Tea no sábado, e para café e almoço no domingo.
Estacionamento tarifado no local pelo Multipark.